Doces e Compotas, Na Cozinha

Doce de Pimento Verde

Eu e o meu marido somos super fãs de pimento vermelho em saladas, pizza, salteados com outros legumes, etc… e quando fui ao mercado comprar pimentos para plantar na horta o Sr. disse-me que deveria plantar também um verde e um amarelo e assim foi, comprei quatro pés, dois deles supostamente vermelhos , um verde e um amarelo. Acontece que, embora tenham desenvolvido muito bem os quatro, só saíram pimentos verdes, com muita pena nossa! E deram tantos e tão grandes que os ramos dos pimenteiros até dobraram, tal era o peso.

Fomos gastando alguns assados, nas sardinhadas, demos uma boa parte, e como não apreciamos muito crú nas saladas, resolvi experimentar o doce, que já uma vez tinha provado, além de achar muito estranho!

Mas tenho a dizer-vos que, mesmo não sendo grande apreciadora de pimento verde, o doce é absolutamente divinal, então se for acompanhado com queijo fresco é irresistível!!!

Receita

Ingredientes:

450 g de pimentos verdes
200 g de açúcar mascavado
20 g de azeite
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta preta

Preparação:

Cortar os pimentos ao meio e retirar as sementes e as partes brancas.
Triturar na picadora ou num processador.
Deitar a polpa numa panela e juntar o açúcar, o azeite, o sal e a pimenta e levar ao lume médio/brando, durante cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando.
Deitar em frascos de vidro com tampa hermética, previamente esterilizados em água a ferver durante 5 minutos.
Virar os frascos ao contrário e deixa-los assim durante 24 horas para que o doce ganhe vácuo e se conserve durante mais tempo.
Depois de aberto deve guardar-se no frigorífico.

Sugestões:

Pode degustar o doce em torradas simples ou com manteiga, tostas, bolachas de água e sal, pão barrado com queijo creme ou queijo fresco e até acompanhar patés, fiambre ou carnes assadas.