Dia Mundial do Meio Ambiente
Para colher é preciso semear e para assinalar este Dia Mundial do Meio Ambiente semeamos mais uns legumes e ervas aromáticas e regamos a nossa horta com muito amor.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado no dia 5 de junho de 1972, durante a Conferência de Estocolmo com o objetivo de sensibilizar os países e a população em geral, de modo a alterar a forma como vemos e tratamos as questões ambientais, estabelecendo princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Foi a primeira vez que se organizou uma Conferência das Nações Unidas para falar sobre o meio ambiente.
O que é que podemos fazer para ajudar a preservar o meio ambiente?
Sozinhos não conseguimos salvar o planeta, mas todos juntos e através de pequenos gestos, podemos fazer muita diferença para preservar o meio ambiente, pois estaremos a contribuir para que a Terra seja um planeta melhor e para a sustentabilidade das gerações futuras.
Aqui ficam algumas sugestões:
- Preservar e manter as matas limpas, já que nas épocas de maior calor poderão ser afetadas pelos incêndios. É importante ter cuidado, especialmente nessa altura, de não fazer queimadas.
- Cuidar dos rios, lagos e mar, tendo o cuidado de nunca deitar lixo nestes locais.
- Cuidar dos animais, das plantas e dos jardins.
- Nunca pescar em épocas de reprodução e ter o cuidado de pescar apenas a quantidade permitida. É importante também não realizar caça ilegal.
- Proteger os animais selvagens e as espécies em vias de extinção.
- Nunca deitar lixo no chão e sempre que for possível reciclar, reutilizar e reaproveitar.
- Optar por comprar produtos com o menor número possível de embalgens.
- Congelar alimentos e restos de comida que não vai utilizar, antes que estes se estraguem.
- Reduzir o consumo de água utilizando técnicas como reduzir o tempo do banho, aproveitar e armazenar a água do chuveiro até que esta saia quente, bem como a água da chuva, reaproveitando-a para regar as plantas.
- Não lavar os dentes com a torneira a correr, utilizando um copo com água.
- Encher sempre que possível as máquinas de lavar roupa e loiça e evitar o uso da máquina de secar.
- Evitar o consumo excessivo de eletricidade, desligando sempre que possível os aparelhos elétricos que não estejam a ser utilizados e desligar as luzes das divisões da casa em que não esteja ninguém.
- Optar por lâmpadas LED que, além de pouparem energia, não emitem poluentes ao meio ambiente e ainda podem ser recicladas.
- Evitar, sempre que possível, o uso excessivo do carro, deslocando-se a pé, utilizando transportes públicos e na hora de adquirir carro, optar por um modelo elétrico.