Desenvolvimento Pessoal

Dia Mundial do Livro

Neste Dia Mundial do Livro aqui ficam os livros que alteraram a minha forma de encarar e de estar na vida nos últimos tempos!

O Monge Que Vendeu o Seu Ferrari, de Robin Sharma, despertou o meu interesse para a área do desenvolvimento pessoal. É um best-seller inquestionável que oferece aos leitores uma série de lições simples e eficazes sobre como viver melhor. Combinando de uma forma inovadora a sabedoria espiritual do Oriente com os princípios ocidentais de sucesso e trabalho, mostra, passo a passo, como viver uma vida de coragem, equilíbrio e alegria.

O Líder Sem Título, do mesmo autor, oferece-nos toda a sabedoria do mais popular especialista do mundo em liderança, servida ao ritmo de uma boa história. Nesta impressionante parábola sobre liderança, Robin Sharma ensina a trabalhar competências vitais para o sucesso, como por exemplo:
– Influenciar chefes e colegas
– Desenvolver a resiliência e a força mental
– Controlar o stress e equilibrar a vida pessoal

O Homem em Busca de um Sentido de Viktor E. Frankl é um livro sobre sobrevivência. Nos seus momentos de maior sofrimento, no campo de concentração, o jovem psicoterapeuta Viktor E. Frankl entregava-se à memória da sua mulher que estava grávida e, tal como ele, condenada a Auschwitz. Conversava com ela, evocava a sua imagem, e assim se mantinha vivo. Quando finalmente foi libertado, no fim da guerra, a mulher estava morta, tal como os pais e o irmão. No entanto, ele alimentara-se de outro sonho enquanto estava preso, e, este sim, viria a realizar-se: projetava-se no futuro, via-se a falar perante um público imaginário, e a explicar o seu método para enfrentar o maior dos horrores. E sobreviver. Viktor E. Frankl sobreviveu. E até morrer, aos 92 anos, divulgou por todo o mundo o método desenvolvido no campo de concentração – a Logoterapia.

O psicoterapeuta descobriu que os sobreviventes eram aqueles que criavam para si próprios um objetivo, que encontravam um sentido futuro para a existência – fosse ele, por exemplo, cuidar de um filho ou escrever um livro. Em O Homem em Busca de um Sentido, escrito em 1946, o autor narra na primeira parte a sua dramática luta pela sobrevivência. E na segunda, em breves páginas, sintetiza os mais de 20 volumes ao longo dos quais desenvolveu o seu método – aplicável a qualquer pessoa, em qualquer circunstância da vida.

O Clube das 5 da Manhã, também de Robin Sharma, permitiu-me alterar por completo os meus dias, voltar a ter tempo para ler, fazer exercício e meditar, uma terapia incrivelmente poderosa!

«Vencer começa pela forma como começamos o dia. É nas primeiras horas que se fazem os grandes heróis. Domine as suas manhãs e será o mestre da sua vida.»

O Clube das 5 da Manhã conta a história de uma empreendedora, exausta e à beira de um esgotamento. Um encontro casual leva-a numa viagem de redescoberta de si mesma, e compreende por fim como restaurar o equilíbrio necessário a uma vida feliz e produtiva. Como? O segredo está em acordar mais cedo, e com esta «hora da vitória», reduzir o stresse, aumentar a performance, ter mais criatividade e concentração, e sentir-se melhor. O Clube das 5 da Manhã é a obra-prima de Sharma, que inclui métodos desenvolvidos por si e testados nos seus workshops, como a meditação das 5:00 e a fórmula 20/20/20.